Anúncio

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A "DÍVIDA HISTÓRICA" DA PRÓPRIA HISTÓRIA

Por Pedro Duarte (Professor de História e negro)

Tenho lido muito e ouvido falar que hoje em dia que a sociedade brasileira precisa pagar uma "Dívida Histórica" que tem com os negros.
Mas essa acusação falaciosa se torna confusa quando percebe-se que o próprio negro também escravizava.
* Zumbi de Palmares (aquele que os livros do MEC disseram ser o líder de um exemplo de sociedade comunitária) tinha escravos e matou Ganga Zumba, seu tio, para se tornar o líder daquele Quilombo.
* Chica da Silva, casada com um capitão-mor português, só conseguiu se inserir na sociedade mineira por ter diversas escravas que eram oferecidas como prostitutas à elite colonial.
* O maior comerciante de escravos do século XIX era um negro; seu nome era Francisco Felix "O Xaxá", e só ele foi responsável pelo tráfico de 500 mil escravos (todos eles registrados em atas comerciais).
Quem cobrará a "Dívida Histórica" desses negros que também escravizaram?
Para tentar resolver esse imbróglio, os professores de história criaram o mito de Zulu (o herói negro, símbolo da resistência) e ocultaram os fatos da vida de Chica da Silva e Xaxá.
A tendenciosidade da Historiografia Brasileira é abusadamente maldosa. E esse "revanchismo histórico", que joga classes sociais x classes sociais e etnias x etnias nunca quis, de fato, falar de história, apenas usar a história com finalidades políticas.
Que a hecatombe da escravidão no Brasil foi um episódio terrível na história mundial, todos sabemos e condenamos. Mas não se deve culpar determinados grupos em favor de outros.
A culpa pela escravidão, que durou oficialmente 358 no Brasil, não é apenas de uma determinada etnia. Ela é milenar e vem desde os tempos da própria África.
Por isso, antes de querer debater de forma acusativa, é necessário ler a história de forma ampla, buscando as origens, não apenas as consequências sociais.
Portanto, quando alguém vem apenas com chavões falaciosos repetidos em bancos escolares, como um papagaio que apenas repete o que ouviu, sem nem ao menos saber o que está repetindo, eu tenho o gosto de expor documentos, fatos, nomes e provas, para destacar que história é muito mais que uma leitura.
História é pesquisa, compreensão e, acima de tudo, REFLEXÃO.
Mas reflexão é algo que se deve fazer sozinho, por isso reitero: para conhecer a História é preciso LER e, acima de tudo, ENTENDER sem alguém murmurando doutrinas em seus ouvidos.
EM TEMPO: a maior "Dívida Histórica" que existe é da própria história, que por tantos anos mentiu nas escolas para nossos filhos.

10 comentários:

  1. Concordo, porque ate hoje vemos retratações ao povo judeu pelas atrocidades cometidas a eles ....

    Diga as organizações que lutam por retração que a "Divida é da História"

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante colocar as referências.

    ResponderExcluir
  3. Eu é que não fui enganado na escola. Conheço muito bem os casos citados no artigo. Mas não procede usá-los como argumento contra a luta contra o racismo. Nos casos de Chica da Silva e do Xaxá, há de se observar que eles viviam num Brasil racista, e precisavam aceitar as condições políticas de então. Chica da Silva foi alforriada pelo noivo branco, e tinha que aceitar que o marido tivesse escravos (a rigor, os escravos eram do marido, não de Chica). Xaxá, para não ser escravo, aceitou a função de mercador de escravos.

    Já o caso de Zumbi era diferente. No país de origem de Zumbi, como em outros países da África, havia escravidão. Mas era semelhante à escravidão na Europa Antiga, os escravos eram da mesma nação e da mesma raça, e era como uma divisão de classes; não havia tráfico de europeus ou qualquer outro povo nem vestígios de tortura. Tanto é que muitos escravos negros optaram por fugir dos engenhos para servir a Zumbi. Aliás, Zumbi era uma espécie de "nobre" em seu país de origem, e lá tinha escravos. Ao fugir e construir um quilombo, ele tentou reproduzir a condição que tinha em sua terra natal.

    Mais me espanta ler tamanha asneira de alguém que se diz professor de História e, ainda por cima, negro? Se vc é mesmo negro, acaso não se espanta com a ideia de viver toda uma vida como escravo, em condições sub-humanas, dormindo amontoado em senzala, com má alimentação, roupas sujas, sem higiene e, além de tudo, sendo torturado por outros negros (que teriam a obrigação de fazê-lo)? Lembre-se de que você sequer teria a oportunidade de se tornar professor e dependeria de um branco caridoso (coisa rara na época) para mudar sua situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia do texto não é dizer que o regime escravocrata não teve seus problemas. O objetivo é justamente dizer isso: que a escravidão no Brasil não dependeu de uma etnia em específico. Você mesmo disse "sendo torturado por outros negros (que teriam a obrigação de fazê-lo)", o que deixa claro que negros também cooperavam com esse regime. Ou você vai dizer que, se judeus ajudaram a matar os próprios judeus na Alemanha nazista, ainda assim foi só um problema dos alemães?

      A ideia do texto não é apoiar o racismo ou algo parecido. O objetivo do texto é justamente desmistificar a ideia de que o homem branco é o problema em qualquer lugar da história. Ele quer acabar com essa ideia de dívida histórica.

      E existe uma grande hipocrisia por parte dos que defendem que existe uma tal "dívida histórica", e eu vou dizer o motivo. Se eu, por exemplo, disser a você que os muçulmanos e comunistas possuem uma dívida histórica com toda a humanidade, essas pessoas me tratarão como intolerante, xenofóbico, etc., mesmo com o fato de que os muçulmanos escravizaram e escravizam muito mais do que os europeus e os africanos já fizeram na história. E a escravidão deles é bem forte, uma vez que eles simplesmente escolhem quem não é muçulmano pra ser humilhado. Existe um mercado de escravas sexuais jovens até hoje em comunidades muçulmanas. Por que ninguém diz que eles têm uma dívida histórica? E os comunistas, que exploravam seus próprios povos fuzilando sem dó qualquer um que se opusesse aos seus propósitos revolucionários? Como Che Guevara, que afirmou na ONU: "Fuzilamos e continuaremos fuzilando, pois a nossa luta é uma luta até a morte"? Por que essas pessoas não possuem uma dívida histórica? Ou os democratas norte-americanos, que criaram uma guerra civil simplesmente porque queriam manter seus escravos como escravos ao invés de fazer deles seus funcionários e dar-lhes a liberdade? Simplesmente porque são hipócritas. São pessoas que procuram sempre um motivo para estarem moralmente acima de qualquer outra pessoa, assim como Hitler fez com relação aos judeus.

      Há coerência no texto porque o objetivo não é dizer que negros não sofreram, mas acabar com o argumento pífio de que os brancos possuem uma dívida histórica com os negros porque os negros já foram escravos. Aliás, muitos brancos, depois do fim da escravidão, faliram em seus negócios, simplesmente porque não podiam mais forçar ninguém a trabalhar por eles. Os negros e escravos em geral podiam, agora, procurar um lugar onde não sofreriam tanto nas mãos de alguém. "Mas eles não tinham educação formal pra tanto", você pode afirmar. Mas tenho certeza de que muitos se deram muito bem depois da Lei Áurea.

      Minha real preocupação é que a gente continue até o fim da humanidade separando as pessoas em brancas e negras, até porque não faz o menor sentido fazer essa separação. Já existiu, mas eu ainda quero que deixe de existir. Mas quando se faz de tudo pra acabar com essa segregação sempre vem alguém e segrega de novo, falando o tempo todo em "gente negra" e "gente branca". Eu ainda quero um mundo onde uma pessoa não seja julgada pela cor de sua pele, mas sim pelo seu caráter.

      Excluir
    2. Dachshund, você come barro ou ainda chupa chupeta?

      Por que as escravas do marido branco de Chica da Silva davam banho nela, lavavam suas roupas, cozinhavam pra ela e o único trabalho de Chica no mundo era ter que respirar? Coitadinha de Chica... Foi obrigada a viver nessas condições absurdas de vida. E o pobrezinho do Xaxá? Putz! Dependia dele a entrada ao reino de produtos como pólvora, fuzis e cachaça. Escrivão e contador do Forte São João Batista de Ajuda, era "pai" de mais de 100 filhos, vivia cercado das mais belas mulheres negras e brancas; os festins sem fim promovidos pelo mesmo, tinham fama entre as elites, havia muito luxo e eram regados aos melhores vinhos da época. Esse pobre coitado, desfilava com finas roupas importadas de Havana, Londres e Paris. Quanta opressão branca...

      Largue seus livrecos do MEC e caia na história...

      Excluir
    3. Senhor "@Touro Reprodutor", deveria escolher um nome de perfil melhor antes de me perguntar se eu como barro. A imagem de um quadrúpede ruminante de poucas aptidões além da reprodução não te ajuda muito nessa situação. E vc se privou a citar casos específicos como os da postagem.

      @matt , até acho q o estado peca em se focar mais em criar valores (como o de dívida histórica) ao invés de explicar suas políticas. Observe que ninguém aqui havia dito que os *brancos* têm uma dívida histórica para com os negros; por favor, corrija sua compreensão distorcida destes valores.

      O q acontece é q a escravidão dos negros e o racismo deixou consequências negativas na sociedade. As estatísticas expõem relações entre raça e fatores de desigualdade como classe econômica, grau de instrução e até mesmo criminalidade. Isto são sequelas do racismo. O *Estado* tem uma dívida para com os negros: ele precisa definir políticas para acabar com estas desigualdades resultantes do racismo e com o racismo em si. E o próprio Estado argumenta q a sociedade (ou "nós") tem uma dívida histórica para com os negros na esperança de mobilizar a própria população em favor das políticas antirracistas, para q estas sejam mais efetivas. Ou seja, trata-se de um valor mal compreendido, e não uma "acusação falaciosa" como alega a postagem em seu segundo parágrafo.

      Visto isso, suas comparações podem ser descartadas, pois casos como o anti-semitismo nazista e o comunismo guevarista deixaram atrocidades, mortes e torturas, mas não mais do q isso. Estes eventos não deixaram sequelas q *possam* ser corrigidas atualmente.

      E, por favor, não induza das minhas palavras sentenças como a de que os negros "cooperavam" com a escravidão. Se, como eu disse, eles eram *obrigados* a torturar outros negros, isto não pode ser chamado de cooperação, nem mesmo de cooptação, mas ainda é *escravidão*.

      Se muitos brancos faliram em seus negócios com o fim da escravidão, isto nada tem a ver com o q se chama d "dívida histórica" para com os negros. E, por fim, vc poderia se poupar de dizer algo tão subjetivo como ter "certeza de que muitos se deram muito bem depois da Lei Áurea"; por favor, priorize os fatos.

      Excluir
    4. E tem mais, @matt . Eu tb sonho com uma sociedade sem preconceitos. Mas, pra isso, devemos fornecer a mesma *condição inicial* pra todos. Todos devem ter as mesmas oportunidades para q possamos avaliar as pessoas por seu mérito e decisões.

      Excluir
  4. Perfeito esse texto vale uma profunda reflexão e botar os pingos nos Is. Doa a quem doer a verdade precisa prevalecer.

    ResponderExcluir